quarta-feira, 23 de março de 2011

Processador ARM

Arquitetura ARM (primeiramente Acorn RISC Machine, actualmente Advanced RISC Machine) é uma arquitetura de processador de 32 bits e é usada principalmente em sistemas embarcados. Muito usada na indústria e na informática, seu desenvolvimento se deu visando obter o melhor desempenho possível, com a limitação de ser simples, ocupar pouca área e ter baixo consumo de energia.

Os processadores ARM são conhecidos pela sua versatilidade, pois possuem poucas instruções para programação. São encontrados em PDAs, telefones celulares, calculadoras, periféricos de computador, equipamentos POS e aplicações industriais.
Processador ARM
Principais características:

    * Arquitectura Load-Store: as instruções somente processarão (soma, subtração, etc) valores que estiverem nos registradores e sempre armazenarão os resultados em algum registrador.

    * Instruções fixas de 32 bits de largura (com exceção das instruções Thumb compactas de 16 bits) alinhadas em 4 bytes consecutivos da memória, com execução condicional, com poderosas instruções de carga e armazenamento de múltiplos registradores, capacidade de executar operações de deslocamento e na ULA com uma única instrução executada em um ciclo de clock .

     * Formato de instruções de 3 endereços (isto é, os dois registradores operandos e o registrador de resultado são independentemente especificados)

     * 15 registradores de 32 bits para uso geral

    * Manipulação de periféricos de I/O como dispositivos mapeados na memória com suporte à interrupções.

    * Conjunto de instruções aberto a extensões através de co-processador, incluindo a adição de novos registradores e tipos de dados ao modelo do programador.

    * Pipelines de 3 e 5 estágios

    * Baixo Consumo de energia;

    * Tamanho do núcleo reduzido;

http://www.arm.com - Link Para o site da ARM
Exemplos de aplicação do processador Cortex-M Series da ARM




Sem comentários:

Enviar um comentário