O termo DMA em inglês Direct memory access.
O DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acedam a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU.
Muitos sistemas utilizam DMA, incluindo controladores de disco, placas gráficas, de rede ou de som.
O acesso directo da memória é usado igualmente para transferência de dados de núcleos em processadores multi-core, em especial nos sistema-em-microplaquetas do processador, onde seu elemento de processamento é equipado com uma memória local ,e o acesso directo da memória é usado para transferir dados entre a memória local e a memória principal.
Os computadores que têm os canais de acesso directo a memória podem transferir dados aos dispositivos com muito menos perdas gerais de processamento do que computadores sem uma via de acesso directo à memória.
De uma maneira mais resumida o DMA é uma característica essencial dos computadores modernos. Normalmente o único componente que da acesso a memória RAM da máquina é o processador.
O recurso DMA permite que outros componentes também acessem a memória RAM directamente, como discos rígidos, o que aumenta o desempenho na transferência de grande quantidade de dados.
Nesta figura abaixo, temos um esquema de um DMA num computador.
Direct memory access |
Bus Mastering
Bus mastering é um recurso suportado por algumas arquitecturas de barramento, que permitem que um controlador - principalmente discos rígidos, unidades de CD-ROM e DVD-ROM, conectado a interface IDE ou SATA - este comunica directamente com outro dispositivo, ou seja, a memória.
Quem monitoriza essa operação não será o processador, e sim o chipset da placa mãe, ou seja, um conjunto de circuitos de apoio à placa mãe.
As arquiteturas de barramentos modernas, incluindo PCI, suportam o bus mastering devido ao seu significante ganho de performance e actualmente quase todas as placa mães modernas suportam bus mastering.
Aqui temos uma comparação entre o DMA e Bus Mastering
Sem comentários:
Enviar um comentário