sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tipos de Interface de Discos Rigidos

IDE
 
IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador.
Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta directamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE. Um máximo de dois discos rígidos podem ser conectados a um mesmo controlador.
Interface IDE

Cabo IDE

As taxas de transferência de dados variam de 1 a 3 Mbytes/s e são normalmente limitadas pelo barramento ISA (as taxas de transferência de dados nos dispositivos IDE são normalmente valores em torno de 5 Mbits/s sendo assim não são eles os responsáveis por eventuais demoras de transferência).  


SATA 

É uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.
Diferentemente dos discos rígidos IDE, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os discos rígidos SATA transferem os dados em série.

Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios, o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

A actual especificação SATA pode apoiar as taxas de transferência de dados tão elevadas quanto 3,0 Gbit / s por aparelho.
Slot SATA numa placa-mãe.

SCSI  
Acrónimo do Small Computer Systems Interface. A tecnologia SCSI (ou tecnologias, posto que existe uma gama de variantes da mesma) oferece uma taxa de transferência de dados muito alta entre o computador e o disco rígido SCSI.

No padrão SCSI contemplam-se vários tipos de conectores, os SCSI de 8 bits admitem até 7 dispositivos e costumam usar cabos de 50 pins, enquanto que os SCSI de 16 bits ou Wide, podem ter até 15 dispositivos e usam cabos de 68 pins.

Os dispositivos SCSI são mais caros que os equivalentes com interface ATA e, além disso, necessitaremos uma placa controladora SCSI para manejá-los, já que só as placas base mais avançadas e de marca incluem uma controladora SCSI integrada.

Dois conectores SCSI externos
  
Velocidades da interface SCSI

1 comentário: